Accordion item 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate.

Accordion item 2

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit.

Accordion item 3

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit.

Edital de Português para Estrangeiros – Nível A1

Objetivo do Curso
O curso de português A1 tem como objetivo desenvolver as habilidades básicas de compreensão e produção oral e escrita para que o aluno seja capaz de compreender e utilizar expressões cotidianas e frases simples voltadas para a satisfação de necessidades concretas. Ao final do nível A1, o aluno deverá ser capaz de se comunicar em situações do dia a dia de forma básica e fazer uma introdução de si mesmo e de seu contexto imediato.

1. Competências Comunicativas

1.1. Compreensão Oral

  • Reconhecer e responder a cumprimentos, apresentações e despedidas em contextos formais e informais.
  • Identificar informações pessoais simples, como idade, profissão, nacionalidade e residência.
  • Compreender números, dias da semana, horas e datas.
  • Entender instruções e comandos básicos no contexto de sala de aula e no cotidiano (ex.: “Repita, por favor”; “Abra o livro”).

1.2. Produção Oral

  • Apresentar-se e fazer perguntas simples sobre informações pessoais, como nome, idade, nacionalidade, e profissão.
  • Utilizar expressões de rotina (ex.: Bom dia, Como vai você?) e despedidas (ex.: Até logo, Tchau).
  • Formular frases curtas sobre a rotina diária e interesses (ex.: Eu trabalho como…, Eu gosto de ler).
  • Fazer e responder perguntas diretas sobre localizações, preços, preferências e atividades cotidianas.

1.3. Compreensão de Leitura

  • Ler e compreender textos curtos e simples, como mensagens de boas-vindas, sinalizações básicas, e instruções simples.
  • Identificar palavras-chave em pequenos textos descritivos, anúncios e cardápios.
  • Compreender descrições breves sobre pessoas, lugares e objetos cotidianos.

1.4. Produção Escrita

  • Escrever frases curtas para se apresentar (ex.: Meu nome é…, Eu sou de…).
  • Completar formulários simples com informações pessoais.
  • Descrever, com frases simples, rotinas diárias e gostos (ex.: Eu gosto de…, Minha família é…).
  • Escrever pequenos parágrafos sobre si mesmo, incluindo informações sobre sua família, local de residência e atividades preferidas.

2. Conteúdos Gramaticais

2.1. Estrutura e Conjugação Verbal

  • Verbos no Presente do Indicativo:
    • Ser, Estar – Identidade, características permanentes e estados temporários.
    • Verbos comuns da rotina (ex.: trabalhar, estudar, comer, dormir).
    • Uso de verbos para preferências e atividades frequentes (ex.: gostar, querer).
  • Negação e Interrogação: Formas de perguntas e negações simples no presente do indicativo.
  • Futuro Simples com “Ir + Infinitivo”: Introdução básica para expressar intenções e planos futuros (ex.: Vou viajar, Vou estudar).

2.2. Pronomes

  • Pronomes Pessoais Sujeito: eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas.
  • Pronomes Possessivos: meu, minha, seu, sua, nosso, nossa, etc., para se referir a familiares e objetos pessoais.

2.3. Preposições de Local e Tempo

  • Preposições básicas: em, de, para, com.
  • Construção de frases para localização e horários: Eu moro em Salvador, A aula é às 9h.

2.4. Artigos e Adjetivos

  • Artigos Definidos e Indefinidos: o, a, os, as; um, uma, uns, umas.
  • Concordância Básica: Uso de adjetivos para descrever pessoas, objetos e lugares (ex.: bonito, grande, pequeno, alto).

3. Vocabulário Essencial

3.1. Temas de Vocabulário

  • Cumprimentos e Despedidas: Oi, Olá, Bom dia, Tchau, Até logo.
  • Identidade Pessoal: Nome, idade, nacionalidade, profissão.
  • Família e Amigos: pai, mãe, irmão, amigo.
  • Números e Datas: Números de 1 a 100; dias da semana, meses do ano.
  • Locais e Transportes: casa, escola, parque, ônibus, carro.
  • Objetos e Cores: Itens do cotidiano (ex.: mesa, cadeira) e cores básicas (ex.: vermelho, azul).
  • Comida e Bebida: Vocabulário essencial para pedidos simples (ex.: água, café, pão, fruta).
  • Adjetivos Simples: bom, ruim, bonito, feio, alto, baixo.

3.2. Expressões de Rotina e Preferências

  • Expansão de expressões comuns para falar sobre atividades e gostos (ex.: Eu gosto de…, Não gosto de…).

4. Funções Comunicativas e Situações

4.1. Cumprimentos e Introduções

  • Realizar cumprimentos formais e informais.
  • Apresentar-se e perguntar sobre a identidade do outro.

4.2. Informações Pessoais

  • Perguntar e responder sobre informações pessoais básicas, como idade, nacionalidade e profissão.

4.3. Descrição de Pessoas e Lugares

  • Descrever características físicas e emocionais de pessoas (ex.: Ela é alta, Ele está feliz).
  • Falar sobre onde mora, descrevendo a cidade ou bairro com frases simples.

4.4. Rotina e Atividades Cotidianas

  • Falar sobre a rotina diária e hábitos.
  • Expressar o que gosta e o que não gosta de fazer (ex.: Eu gosto de ler, Não gosto de assistir TV).

4.5. Situações Básicas do Cotidiano

  • Pedir e dar informações em lugares públicos, como pedir a localização de um local.
  • Fazer compras básicas, perguntando preços e comprando itens simples.

5. Recursos de Aprendizagem e Avaliação

  • Recursos: Textos curtos, áudios com diálogos, cartões de vocabulário, exercícios interativos para prática gramatical.
  • Avaliações: Atividades de leitura, compreensão auditiva, produção oral e escrita em nível A1, com foco em:
    • Completar informações em formulários.
    • Responder perguntas de compreensão oral e escrita.
    • Roleplay em situações de introdução pessoal e interações básicas.

Expectativas de Desempenho

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

  • Compreender e usar expressões familiares e cotidianas de forma simples.
  • Apresentar-se e responder a perguntas pessoais.
  • Comunicar-se em tarefas simples que exigem trocas diretas de informações sobre temas conhecidos.
  • Escrever frases e parágrafos curtos sobre si e suas rotinas.