Edital de Português para Estrangeiros – Nível A1
Objetivo do Curso
O curso de português A1 tem como objetivo desenvolver as habilidades básicas de compreensão e produção oral e escrita para que o aluno seja capaz de compreender e utilizar expressões cotidianas e frases simples voltadas para a satisfação de necessidades concretas. Ao final do nível A1, o aluno deverá ser capaz de se comunicar em situações do dia a dia de forma básica e fazer uma introdução de si mesmo e de seu contexto imediato.
1. Competências Comunicativas
1.1. Compreensão Oral
- Reconhecer e responder a cumprimentos, apresentações e despedidas em contextos formais e informais.
- Identificar informações pessoais simples, como idade, profissão, nacionalidade e residência.
- Compreender números, dias da semana, horas e datas.
- Entender instruções e comandos básicos no contexto de sala de aula e no cotidiano (ex.: “Repita, por favor”; “Abra o livro”).
1.2. Produção Oral
- Apresentar-se e fazer perguntas simples sobre informações pessoais, como nome, idade, nacionalidade, e profissão.
- Utilizar expressões de rotina (ex.: Bom dia, Como vai você?) e despedidas (ex.: Até logo, Tchau).
- Formular frases curtas sobre a rotina diária e interesses (ex.: Eu trabalho como…, Eu gosto de ler).
- Fazer e responder perguntas diretas sobre localizações, preços, preferências e atividades cotidianas.
1.3. Compreensão de Leitura
- Ler e compreender textos curtos e simples, como mensagens de boas-vindas, sinalizações básicas, e instruções simples.
- Identificar palavras-chave em pequenos textos descritivos, anúncios e cardápios.
- Compreender descrições breves sobre pessoas, lugares e objetos cotidianos.
1.4. Produção Escrita
- Escrever frases curtas para se apresentar (ex.: Meu nome é…, Eu sou de…).
- Completar formulários simples com informações pessoais.
- Descrever, com frases simples, rotinas diárias e gostos (ex.: Eu gosto de…, Minha família é…).
- Escrever pequenos parágrafos sobre si mesmo, incluindo informações sobre sua família, local de residência e atividades preferidas.
2. Conteúdos Gramaticais
2.1. Estrutura e Conjugação Verbal
- Verbos no Presente do Indicativo:
- Ser, Estar – Identidade, características permanentes e estados temporários.
- Verbos comuns da rotina (ex.: trabalhar, estudar, comer, dormir).
- Uso de verbos para preferências e atividades frequentes (ex.: gostar, querer).
- Negação e Interrogação: Formas de perguntas e negações simples no presente do indicativo.
- Futuro Simples com “Ir + Infinitivo”: Introdução básica para expressar intenções e planos futuros (ex.: Vou viajar, Vou estudar).
2.2. Pronomes
- Pronomes Pessoais Sujeito: eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas.
- Pronomes Possessivos: meu, minha, seu, sua, nosso, nossa, etc., para se referir a familiares e objetos pessoais.
2.3. Preposições de Local e Tempo
- Preposições básicas: em, de, para, com.
- Construção de frases para localização e horários: Eu moro em Salvador, A aula é às 9h.
2.4. Artigos e Adjetivos
- Artigos Definidos e Indefinidos: o, a, os, as; um, uma, uns, umas.
- Concordância Básica: Uso de adjetivos para descrever pessoas, objetos e lugares (ex.: bonito, grande, pequeno, alto).
3. Vocabulário Essencial
3.1. Temas de Vocabulário
- Cumprimentos e Despedidas: Oi, Olá, Bom dia, Tchau, Até logo.
- Identidade Pessoal: Nome, idade, nacionalidade, profissão.
- Família e Amigos: pai, mãe, irmão, amigo.
- Números e Datas: Números de 1 a 100; dias da semana, meses do ano.
- Locais e Transportes: casa, escola, parque, ônibus, carro.
- Objetos e Cores: Itens do cotidiano (ex.: mesa, cadeira) e cores básicas (ex.: vermelho, azul).
- Comida e Bebida: Vocabulário essencial para pedidos simples (ex.: água, café, pão, fruta).
- Adjetivos Simples: bom, ruim, bonito, feio, alto, baixo.
3.2. Expressões de Rotina e Preferências
- Expansão de expressões comuns para falar sobre atividades e gostos (ex.: Eu gosto de…, Não gosto de…).
4. Funções Comunicativas e Situações
4.1. Cumprimentos e Introduções
- Realizar cumprimentos formais e informais.
- Apresentar-se e perguntar sobre a identidade do outro.
4.2. Informações Pessoais
- Perguntar e responder sobre informações pessoais básicas, como idade, nacionalidade e profissão.
4.3. Descrição de Pessoas e Lugares
- Descrever características físicas e emocionais de pessoas (ex.: Ela é alta, Ele está feliz).
- Falar sobre onde mora, descrevendo a cidade ou bairro com frases simples.
4.4. Rotina e Atividades Cotidianas
- Falar sobre a rotina diária e hábitos.
- Expressar o que gosta e o que não gosta de fazer (ex.: Eu gosto de ler, Não gosto de assistir TV).
4.5. Situações Básicas do Cotidiano
- Pedir e dar informações em lugares públicos, como pedir a localização de um local.
- Fazer compras básicas, perguntando preços e comprando itens simples.
5. Recursos de Aprendizagem e Avaliação
- Recursos: Textos curtos, áudios com diálogos, cartões de vocabulário, exercícios interativos para prática gramatical.
- Avaliações: Atividades de leitura, compreensão auditiva, produção oral e escrita em nível A1, com foco em:
- Completar informações em formulários.
- Responder perguntas de compreensão oral e escrita.
- Roleplay em situações de introdução pessoal e interações básicas.
Expectativas de Desempenho
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender e usar expressões familiares e cotidianas de forma simples.
- Apresentar-se e responder a perguntas pessoais.
- Comunicar-se em tarefas simples que exigem trocas diretas de informações sobre temas conhecidos.
- Escrever frases e parágrafos curtos sobre si e suas rotinas.